A Formação Continuada é uma das ações que compõem o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
OBJETIVOS:
PÚBLICO:
MATERIAL PARA FORMAÇÃO:
O processo formativo apresenta como eixo estruturante a temática "Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral" e este será o fio condutor para a discussão e o trabalho em todas as etapas do curso.
A primeira etapa é composta pela formação comum a todos os participantes organizada nos núcleos:
Os Cadernos de Formação do Professor podem ser acessados aqui.
ADESÃO:
O professor que quiser aderir a formação deve ser cadastrado pelo diretor da escola na qual leciona. A adesão dos professores pode ser feita no SisMédio, sistema informatizado de cadastro desenvolvido para atender ao público do pacto.
Cada educador receberá bolsa mensal de R$ 200 para fazer a formação, que será presencial e desenvolvida na própria escola. Para participar, o docente deve atuar em sala de aula e estar registrado no Censo Escolar de 2013.
SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRANTES DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Acre - Secretaria de Estado de Educação do Acre
Alagoas - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas
Amapá - Secretaria de Estado da Educação do Amapá
Amazonas - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
Bahia - Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Ceará - Secretaria da Educação do Estado do Ceara
Distrito Federal - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Espírito Santo - Secretaria da Educação do Estado do Espirito Santo
Goiás - Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Maranhão - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
Mato Grosso - Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso
Mato Grosso do Sul - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Minas Gerais - Secretaria de Educação de Minas Gerais
Pará - Secretaria de Estado de Educação do Pará
Paraíba - Secretaria de Estado de Educação da Paraíba
Paraná - Secretaria de Estado de Educação do Paraná
Pernambuco - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Piauí - Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí
Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte - Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul – Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul
Rondônia - Secretaria de Estado da Educação de Rondônia
Roraima - Secretaria de Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima
Santa Catarina - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
São Paulo - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Sergipe - Secretaria de Estado da Educação de Sergipe)
Tocantins - Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins
UNIVERSIDADES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO NOS ESTADOS:
Região | Universidade | Sigla | UF | Município | Coordenador Responsável |
Norte | Universidade Federal do Acre | UFAC | AC | Rio Branco | Maria Evanilde Barbosa Sobrinho |
Universidade do Amazonas | UFAM | AM | Manaus | Luiz Carlos Cerquinho De Brito | |
Universidade Federal do Amapá | UNIFAP | AP | Macapá | Rosivaldo Gomes | |
Universidade Federal do Maranhão | UFMA | MA | São Luís | Lindalva Martins Maia Maciel | |
Universidade Estadual do Pará | UEPA | PA | Belém | Lucelia de Moraes Braga Bassalo | |
Universidade Federal do Pará | UFPA | PA | Belém | Coordenador IES Não Cadastrado | |
Universidade Federal do Oeste do Pará | UFOPA | PA | Santarém | Coordenador IES Não Cadastrado | |
Universidade Federal de Rondônia | UNIR | RO | Porto Velho | Elizabeth Antonia Leonel De Moraes Martines | |
Universidade Federal de Roraima | UFRR | RR | Boa Vista | Leandro da Silva Nascimento | |
Universidade Federal do Tocantins | UFT | TO | Palmas | Juliana Ricarte Ferraro | |
Nordeste | Universidade Federal de Alagoas | UFAL | AL | Maceió | Rosangela Oliveira Cruz Pimenta |
Universidade Federal da Bahia | UFBA | BA | Salvador | Regina Sandra Marchesi | |
Universidade Federal do Ceará | UFC | CE | Fortaleza | Francisco Herbert Lima Vasconcelos | |
Universidade Federal da Paraíba | UFPB | PB | João Pessoa | Ariane Norma de Menezes Sa | |
Universidade Federal do Vale do São Francisco | UNIVASF | PE | Petrolina | Ednaldo Ferreira Torres | |
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | PE | Recife | Beatriz de Barros de Melo e Silva | |
Universidade Federal do Piauí | UFPI | PI | Teresina | Antonio Jose Gomes | |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | UFRN | RN | Natal | Alexandre da Silva Aguiar | |
Universidade Federal de Sergipe | UFS | SE | São Cristóvão | Leda Pires Correa | |
Centro-Oeste | Universidade de Brasília | UnB | DF | Brasília | Wivian Jany Weller |
Universidade Federal de Goiás | UFG | GO | Goiânia | Amone Inacia Alves | |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | UFMS | MS | Campo Grande | Edna Scremin Dias | |
Universidade Federal da Grande Dourados | UFGD | MS | Dourados | Rozanna Marques Muzzi | |
Universidade Federal de Mato Grosso | UFMT | MT | Cuiabá | Debora Erileia Pedrotti Mansilla | |
Sudeste | Universidade Federal do Espírito Santo | UFES | ES | Vitória | Eliza Bartolozzi Ferreira |
Universidade Estadual de Minas Gerais | UEMG | MG | Belo Horizonte | Inajara de Salles Viana Neves | |
Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG | MG | Belo Horizonte | Licinia Maria Correa | |
Universidade Federal de Juiz De Fora | UFJF | MG | Juiz de Fora | Dea Lucia Campos Pernambuco | |
Universidade Estadual de Montes Claros | Unimontes | MG | Montes Claros | Janete Aparecida Gomes | |
Universidade Federal de Uberlândia | UFU | MG | Uberlândia | Sonia Maria Santos | |
Universidade Estadual de Campinas | UNICAMP | SP | Campinas | Coordenador IES Não Cadastrado | |
Universidade Federal de São Carlos | UFSCar | SP | São Carlos | Coordenador IES Não Cadastrado | |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | UNESP | SP | São Paulo | Coordenador IES Não Cadastrado | |
Sul | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | UNIOESTE | PR | Cascavel | Lucia Terezinha Zanato Tureck |
Universidade Federal do Paraná | UFPR | PR | Curitiba | Monica Ribeiro Da Silva | |
Universidade Estadual do Centro-Oeste | UNICENTRO | PR | Guarapuava | Tania Toyomi Tominaga | |
Universidade Estadual de Maringá | UEM | PR | Maringá | Silvia Pereira Gonzaga De Moraes | |
Universidade Estadual de Ponta Grossa | UEPG | PR | Ponta Grossa | Silvio Luiz Rutz Da Silva | |
Universidade Federal do Pampa | UNIPAMPA | RS | Bagé | Claudete Da Silva Lima Martins | |
Universidade Federal de Pelotas | UFPEL | RS | Pelotas | Regiana Blank Wille | |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS | RS | Porto Alegre | Danusa Mansur Lopez | |
Universidade Federal do Rio Grande | FURG | RS | Rio Grande | Elaine Nogueira Da Silva | |
Universidade Federal de Santa Maria | UFSM | RS | Santa Maria | Nara Vieira Ramos | |
Universidade Federal da Fronteira Sul | UFFS | SC | Chapecó | Luis Fernando Gastaldo | |
Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC | SC | Florianópolis | Juares Da Silva Thiesen |
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.
Neste primeiro momento duas ações estratégicas estão articuladas, o redesenho curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e a Formação Continuada de professores do Ensino Médio, que inicia no primeiro semestre de 2014 a execução de sua primeira etapa.
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, é a estratégia do Governo Federal para induzir as escolas à elaboração do redesenho dos currículos do Ensino Médio para a oferta de educação de qualidade com foco na formação humana integral. Neste sentido, busca materializar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CEB/CNE no 2, de 30 de janeiro de 2012). O programa tem foco na elaboração, por parte da escola, de projeto de redesenho curricular (PRC) que apresente na perspectiva da integração curricular, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
A Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
A valorização docente articula-se a um conjunto de políticas desenvolvidas pelo MEC e pelas Secretarias de Educação que explicitam alguns desafios a serem considerados no ensino médio:
O desenho da formação continuada no contexto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio expressa as discussões realizadas nos últimos anos pelo Ministério da Educação - MEC, Secretarias de Estado da Educação, Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Educação (CONSED), Universidades, Conselho Nacional de Educação e Movimentos Sociais, assim como as intensas discussões realizadas no Fórum de Coordenadores Estaduais do Ensino Médio. Neste sentido, expressa o amadurecimento do país com vistas ao compromisso com uma Educação Básica plena (da Educação Infantil ao Ensino Médio) como direito de todos. Assim, ele é constituído principalmente pela articulação de ações existentes do MEC, Universidades Públicas e Secretarias de Educação estaduais, e de novas proposições de ações que passam a constituir-se num conjunto orgânico e definidor da política para o Ensino Médio brasileiro.
Estas ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.