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ARTIGOS

1. Melhores práticas para o Ensino Médio 

CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Os Cadernos de Formação estão em formato EPUB, adequados para acesso por meio de tablets e leitores de livros eletrônicos. É possível acessá-los também pelo computador por meio de aplicativos de leitura de ebooks.

Veja aqui (colocar o link para o vídeo) o vídeo com o tutorial.

Se preferir, leia as instruções aqui (link para as instruções em pdf).

1. Formação de Professores do Ensino Médio (Etapa 1 - Caderno I) - Ensino Médio e Formação Humana Integral

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2. Formação de Professores do Ensino Médio (Etapa 1 - Caderno II) - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio

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3. Formação de Professores do Ensino Médio (Etapa 1 - Caderno III) - O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

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4. Formação de Professores do Ensino Médio (Etapa 1 - Caderno IV) - Áreas de conhecimento e integração curricular

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5. Formação de Professores do Ensino Médio (Etapa 1 - Caderno V) - Organização e Gestão democrática da escola

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6. Formação de Professores do Ensino Médio (Etapa 1 - Caderno VI) - Avaliação no Ensino Médio.

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Em breve você poderá conferir nesta página as videoconferências do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Aqui serão publicados os relatos sobre o Pacto em todo o Brasil. Se você tiver alguma notícia, vídeo, ou fotografia, por favor, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que possamos divulgar.

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, é estratégia do Governo Federal para induzir ao redesenho dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo às expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de redesenho curricular deverão propor atividades integradoras, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CEB/CNE n. 2, de 30 de janeiro de 2012).

As ações propostas devem contemplar as diversas áreas do conhecimento a partir de atividades propostas nos seguintes macrocampos: Acompanhamento Pedagógico (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza); Iniciação Científica e Pesquisa; Leitura e Letramento ; Línguas Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; e Participação Estudantil.

Estas ações são incorporadas gradativamente ao currículo, ampliando o tempo na escola, na perspectiva da educação integral e, também, a diversidade de práticas pedagógicas de modo que estas, de fato, qualifiquem os currículos das escolas de Ensino Médio.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital que selecionam as escolas de Ensino Médio que participarão do ProEMI e receberão apoio técnico e financeiro para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de redesenho curricular.

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