Portal do Governo Brasileiro

Desde o seu lançamento, em novembro de 2013, as adesões ao Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio estão acontecendo em todo o país.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Educação dessa cidade, promoveu no dia 09/12 o "Seminário Estadual de Lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio". Neste evento, o Secretário de Educação do Estado, Professor Dr. José Clóvis de Azevedo, em seu pronunciamento, destacou a importância das parcerias institucionais para a realização das ações de qualificação e formação docente, afirmando que a reestruturação curricular é um processo positivo irreversível e que já trouxe uma diminuição considerável da reprovação.

No Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Educação realizou ainda no mês de dezembro, o "I Seminário Estadual de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio", em que lançou o Pacto no Estado. "O Pacto é o Governo fazendo o dever de casa. Ele é fundamental e tem que ser implantado sem perda de tempo para transpor o fosso em que está o Ensino Médio", destacou a Secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, durante o lançamento estadual do Pacto.

Em fevereiro, a secretaria estadual de Educação da Paraíba, em parceria com as universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), promoveu nos dias 17 a 22, em João Pessoa, a primeira etapa de capacitação dos formadores regionais. Em Santa Catarina, as ações do pacto incluem, em conjunto com as universidades federais instaladas no estado, instituições comunitárias, que se distribuem em todas as regiões, e que serão responsáveis pela qualificação dos formadores regionais. Segundo Maike Cristine Kretzschmar Ricci, gerente do ensino médio, a receptividade dos professores está muito boa, especialmente porque eles valorizam a formação e a possibilidade de um encontro de estudo e debate com educadores das universidades. "A formação continuada valoriza e dá brilho ao olhar do professor", diz ela.

No dia 10 de março, no Acre, foi realizado um seminário para lançamento do programa no Estado. Para a coordenadora de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Acre, Lígia Carvalho, com a "elaboração desses projetos, a situação tende a melhorar consideravelmente." No dia 28, o lançamento se deu no Estado do Ceará, na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar.

O Paraná formalizou a sua adesão ao programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no dia 31 de março, durante o Seminário Estadual, promovido por meio da colaboração entre a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação. Segundo a chefe do depar¬ta¬mento de educação básica da Secretaria de Edu¬cação do Paraná, Telma Faltz Valério, a adesão ao Pacto irá se somar a iniciativas em andamento no Estado "A Seed também já vinha diagnosticando as defasagens no ensino médio. Nossa ideia é casar esse material com pro¬duções de universidades esta¬duais, para refletir sobre as res¬postas que o ensino médio não está dando. As propostas se agregam", defendeu.

 

Fontes:
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14013&parent=20
http://www.secom.mt.gov.br/editorias/educacao/mt-adere-ao-pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-medio/101520
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1458603
http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/see-lanca-pacto-pelo-fortalecimento-ensino-medio-acre
http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10384-ceara-lanca-pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-medio
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=34&ID=13150
http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/02/pacto-pelo-ensino-medio-comeca-a-funcionar-em-varios-estado

 

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal